sábado, 17 de janeiro de 2015

CONSCIÊNCIA E ONDAS CEREBRAIS – PARTE 4

RESUMO DA PESQUISA SOBRE ONDA GAMA
Por Suzanne Lie PhD
Em 09 de janeiro de 2015



Quando sou orientada a escrever sobre algo que está acima da minha atual compreensão, eu faço busca na Web por toda informação possível sobre esse assunto.
Quando minha mente tem a informação armazenada no meu cérebro 3D, eu posso canalizar mais precisamente a informação relativa a esse tema.
Agora vou resumir a pesquisa que fiz para ajudá-los a entender mais facilmente a próxima mensagem arcturiana sobre consciência em onda Gama.

INTRODUÇÃO
Ondas cerebrais Gama é um padrão de frequência da atividade normal do cérebro que está entre 25 e 100 Hz, com 40 Hz sendo típico nos humanos.
As ondas Gama eram desconhecidas antes do desenvolvimento dos gravadores EEG digitais (eletroencefalógrafo) visto que o eletroencefalógrafo analógico não podia medir ondas cerebrais nessa alta frequência (o limite máximo é por volta de 25 Hz).

Os neurocientistas estão começando a descobrir as propriedades maravilhosas do cérebro quando ele produz a frequência Gama.
As ondas cerebrais Gama são a frequência de onda cerebral mais rápida com a menor amplitude.
Elas estão associadas com o “sentir as bênçãos” relatada por meditadores experientes tais como monges e freiras, e com alta concentração e níveis extremamente altos de operação cognitiva.

Os neurocientistas acreditam que as ondas Gama são capazes de ligar a informação de todas as partes do cérebro – a onda Gama se origina no tálamo e se move da parte de trás do cérebro para a parte da frente e volta para trás novamente 40 vezes por segundo.
Portanto, o cérebro inteiro é influenciado pela onda Gama.
Esta ação de “varredura total” rápida torna o estado Gama um estado de mental e desempenho físico máximo.
Gama é o estado de onda cerebral de estar “in the Zone”, que é a sensação de que você pode fazer qualquer coisa.
Todos têm atividade de onda cerebral Gama, mas varia a quantidade de ondas Gama produzida.
Baixas quantidades da atividade de onda cerebral Gama têm sido ligadas às dificuldades de aprendizagem, memória curta e processamento mental deficiente.

ONDAS CEREBRAIS
As ondas cerebrais Gama (100 – 38 Hz) foram detectadas mais tarde do que as outras ondas cerebrais, e conhece-se menos sobre elas.
Elas têm sido vistas em estados de desempenho máximo (tanto físico como mental), alto foco e concentração e durante experiências místicas e transcendentais.
Muita pesquisa atualmente é feita sobre ondas cerebrais Gama no alcance de 40 Hz durante a meditação.
Uma das características das ondas Gama é a sincronização da atividade em vastas áreas do cérebro.
As ondas cerebrais Gama não são fáceis de detectar.
Às vezes elas podem ser vistas como uma banda de frequência limitada a 38 Hz.

O PONTO IDEAL
Ondas cerebrais de 40 Hz são conhecidas como “o ponto ideal” de sonho lúcido.
Durante episódios de lucidez essas ondas cerebrais estão de 30 a 40 Hz, que é muito mais alto do que encontrado no típico sono REM.
As ondas cerebrais também estão focalizadas na área do lóbulo frontal do cérebro.
Os cientistas não sabem se as ondas Gama são uma causa da lucidez ou uma consequência dela.
Um novo estudo sugere a primeira.

O PAPEL DA ONDA GAMA NA ATENÇÃO
O mecanismo sugerido é que ondas Gama se relacionam com a consciência neural através do mecanismo pela atenção consciente.
A resposta proposta está numa onda que, originada no tálamo, varre o cérebro da frente para trás 40 vezes por segundo, levando diferentes circuitos neurais a sincronizar com as percepções da pessoa e assim trazendo para o primeiro plano de sua atenção.
Se o tálamo é danificado um pouquinho, esta onda para e a ciência consciente não se forma.

Os cientistas sustentam que quando todos esses conjuntos neuronais oscilam em conjunto durante esses períodos transitórios de disparo sincronizado, eles ajudam a trazer à tona lembranças e associações dos preceitos visuais para outros conceitos.
Esse disparo sincronizado reúne uma matriz distribuída de processos cognitivos para gerar um ato cognitivo coerente e combinado, tal como uma percepção.
As ondas Gama são observadas como uma sincronia neural de sinais visuais tanto em estímulo consciente como em estímulo subliminar.

RELAÇÃO COM A MEDITAÇÃO
Vocês provavelmente devem estar se perguntando como vocês podem experimentar o processo mental ampliado, felicidade, melhor percepção da realidade, foco incrível, melhor autocontrole e experiência sensorial mais rica que vêm por estar em Gama.
A resposta é simples: meditem.

Os neurocientistas acreditam que as pessoas podem se treinar para produzir mais da frequência Gama, e acredita-se que focalizar na compaixão e no amor é o modo de fazer isto.
Quando vocês observam os atletas de elite, vocês podem ver como o amor cria o estado Gama – eles amam o que estão fazendo, e eles estão imersos no que eles amam – então Gama é um estado natural de consciência para eles!

A meditação aguça suas capacidades mentais, mas por aprender a produzir mais ondas cerebrais Gama, vocês usarão seu cérebro na maior capacidade dele.
Muitos estudos têm sido realizados em meditadores experientes, mais notavelmente monges Budistas Tibetanos e freiras Celestinas.
Ambos os grupos demonstraram a capacidade de produzir ondas gama durante a meditação.

Esses estudos mostraram um aumento significante na atividade cerebral no córtex pré-frontal esquerdo (associado com o autocontrole, felicidade e compaixão) e atividade grandemente reduzida da amídala – o centro cerebral de lutar ou fugir.
Isto sugere que a meditação realmente pode tornar você uma pessoa mais feliz e mais compassiva!

Algo notável aconteceu quando foi pedido aos monges do estudo para focalizarem no sentimento de compaixão.
Seu cérebro quase que imediatamente entrou na frequência Gama em um padrão muito rítmico e coerente.
Alimento para o pensamento... talvez meditação com compaixão faça o cérebro “disparar” no ritmo da consciência universal?

Quando vocês meditam com a ajuda de música para meditação e começam a sentir esse carinho maravilhoso da unidade em que vocês perdem o sentido de eu e “se fundem” na consciência universal, mantenham esse sentimento.
Focalizem-se nele.
Expandam nele.
Incorporem-no.
Sintam o amor emanando de vocês e penetrando em vocês.
Focalizem-se no amor... e vocês logo sentirão o êxtase e a alegria do Gama!

Esses experimentos têm demonstrado uma correlação entre estados mentais transcendentais e ondas Gama.
Uma explicação sugerida é baseada no fato de que o Gama é intrinsecamente localizado.
Os neurocientistas sugerem que esta mesma existência do Gama sincronizado indica que algo semelhante a uma singularidade – ou, sendo mais prosaica, uma experiência consciente – está ocorrendo.

Um estudo em 2004 abrangeu oito praticantes de meditação de longa duração Budistas Tibetanos e com a utilização de eletrodos, monitoraram-se os padrões de atividade elétrica produzida pelo cérebro enquanto eles meditavam.
Os pesquisadores compararam a atividade cerebral dos monges com um grupo de meditadores principiantes (esses sujeitos meditaram uma hora por dia por uma semana para o estudo antes da observação empírica).

Em um estado meditativo normal, os dois grupos demonstraram ter atividade cerebral semelhante.
Entretanto, quando se pediu aos monges para gerarem um sentimento objetivo de compaixão durante a meditação, sua atividade cerebral começou a disparar de uma maneira rítmica e coerente, sugerindo que as estruturas neuronais estavam disparando em harmonia.

Isso foi observado numa frequência de 25-40 Hz, o ritmo das ondas gama.
Essas oscilações da banda gama nos sinais cerebrais dos monges foram as maiores vistas em humanos (para além daquelas em estado de convulsão).
Por outro lado, essas oscilações da banda Gama foram escassas nos meditadores novatos.
Apesar de que um número de sinais rítmicos pareceu fortalecer em meditadores iniciantes com mais experiência no exercício, implicando que a aptidão de se produzir ritmo da banda gama é treinável.

Tal evidência e pesquisa das oscilações da banda Gama podem explicar o sentido elevado da consciência, felicidade e acuidade intelectual subsequente à meditação.
Notavelmente, sabe-se que a meditação tem um número de benefícios de saúde tal como redução do estresse, elevação do humor e aumento da expectativa de vida da mente e suas funções cognitivas.

VINCULAÇÃO SENSORIAL
As ondas cerebrais Gama é a atividade de onda cerebral mais rápida documentada em um EEG oscilando entre 40 Hz e 100 Hz.
Porque elas são a atividade de onda cerebral mais “rápida”, elas também têm a menor amplitude num EEG (eletroencefalógrafo) em comparação com os outros principais alcances das frequências de onda cerebral.

As ondas Gama têm um papel na vinculação sensorial e também no processamento de informação no cérebro humano.
Elas são capazes de associar e processar informação pelo cérebro inteiro.
Indivíduos com atividade de onda gama saudável têm sido associados a ter habilidades amplificadas de solução de problemas, compaixão, autocontrole e inteligência.

BENEFÍCIOS DAS ONDAS GAMA
As pessoas com níveis muito altos de atividade Gama são excepcionalmente inteligentes, compassivas, felizes e têm excelente memória e forte autocontrole.
O QI das pessoas com alta atividade de onda Gama é correspondentemente alto.
Alta atividade Gama também corresponde a um estado de desempenho máximo.
Atletas de elite, músicos de primeira linha e os que têm grande sucesso em todos os campos produzem muito mais ondas Gama do que a média.

Os benefícios de produzir a frequência Gama são:
Recordação amplificada
A frequência 40 Hz é conhecida por regular o processamento da memória.
As pessoas com alta atividade Gama têm excepcional recordação vívida e rápida.
Percepção sensorial amplificada
Os sentidos são elevados quando o cérebro produz ondas Gama.
As comidas ficam mais gostosas, a visão e audição ficam aguçadas; o olfato fica mais potente; e seu cérebro fica muito mais sensível a toda entrada sensorial.
Isso produz uma experiência sensorial muito mais rica e uma percepção melhor da realidade.
Foco amplificado
Mas este foco aumentado não necessariamente visa um objeto individual ou tarefa.
No estado Gama, o cérebro é capaz de processar toda a informação sensorial mais depressa e mais integralmente com maior sensibilidade.

A consciência em onda Gama combina todo o cenário em uma experiência altamente memorável.
As pessoas com alta atividade Gama podem se lembrar de tudo sobre qualquer evento memorável – a comida que consumiram, a música que ouviram, as conversas, os nomes das pessoas que conheceram, a temperatura do ar, etc..

Uma das propriedades mais notáveis do estado Gama é a velocidade de processamento: o cérebro é capaz de processar quantidades inacreditáveis de informação muito rapidamente, se lembrar dela e recuperar essa memória depois.

As pessoas com alta atividade Gama são naturalmente mais felizes, mais calmas e estão mais em paz.
Este é o melhor antidepressivo da Natureza (pessoas sofrendo de depressão tipicamente têm atividade Gama muito baixa).
As ondas Gama se apresentam durante o sono REM e a visualização.

A compaixão vem de um sentimento de unidade com toda a criação.
Este é o “sentir as bênçãos” e o êxtase que acompanham altos níveis de atividade de onda cerebral Gama.

RESUMO DA PESQUISA
Atenção: têm se documentado que as ondas Gama ajudam na atenção – principalmente no foco atento.
Especificamente quando o cérebro aumenta para a frequência 40 Hz, várias partes do cérebro são capazes de funcionar com eficiência e em uníssono.

Vinculação dos sentidos: as ondas Gama reúnem todos os sentidos no cérebro.
Em outras palavras, elas ajudam seu cérebro processar cheiros, visões e sons simultaneamente.

Foco: Indivíduos com alto nível de processamento mental e operação tendem a exibir atividade Gama maior por todo o cérebro.

Compaixão: Em um estudo com monges Budistas descobriu-se que a atividade Gama aumentava quando eles entravam no estado meditativo de compaixão.

Consciência: As ondas Gama por todo o cérebro ajudam a entender o ambiente e ditam a experiência de consciência.

Meditação: Documentou-se que monges avançados têm quantidades aumentadas de atividade gama.
Isso é um resultado de suas práticas meditativas.

Processamento Mental: O processamento mental geral é influenciado pelas ondas cerebrais Gama.

Percepção: As ondas cerebrais Gama conduzem como você percebe a realidade e de como você está ciente de que é diretamente ligado a toda vida enquanto na atividade de onda Gama a 40 Hz.

SONO REM: As ondas cerebrais Gama têm um papel importante no REM ou estágio de sono Rapid-Eye Movement (movimento rápido dos olhos).

Consciência de Unidade: Uma teoria popular sugere que essas ondas cerebrais contribuem para a “consciência de unidade”.

Notas arcturianas ao resumo:
É através de sua consciência em Onda Gama que vocês podem combinar seus sentidos físicos de tal maneira que lhes permite experimentar a Unidade de sua vida diária.

Além disso, quando vocês adicionam o componente de compaixão por toda vida e amor incondicional, suas percepções de realidade podem se libertar das limitações do seu pensamento 3D que lhes permite conscientemente perceber sua realidade através da consciência em onda Gama inata de sua Mente Multidimensional.




Tradução: SINTESE http://blogsintese.blogspot.com

6 comentários:

  1. Incrível, tudo se encaixa, ajudou muito, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Muito explicativo o texto ! Obrigada !

    ResponderExcluir
  3. Bem explicado.
    Mais e quando o resultado da só 11Hz? O que indica?

    ResponderExcluir
  4. Ouvir músicas com ondas Gama ajuda na potencialização desses fatores citados (memória, compaixão, percepção etc...)? Ou seria exagero para o cérebro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta, pesquise sobre "ondas binaurais", talvez você vai encontrar o que busca.

      Excluir

Agradecemos por seu comentário.
Comentários enviados anonimamente não serão publicados.
SINTESE